Tributos

Pastor Pina

José Augusto Pina 1924 - 2014

O Pastor Pina, graciosamente conhecido e muito respeitado ainda hoje entre os irmãos moçambicanos, é uma figura incontornável da presença pentecostal naquela antiga colónia portuguesa em África.

Natural de Lagoa, onde nasceu a 22 de Janeiro de 1924, converteu-se em Portimão, sendo posteriormente consagrado ao ministério como evangelista. Foi no Algarve e no Alentejo onde começou o seu trabalho como ministro do evangelho.

Chegou a Lourenço Marques (actual Maputo), Moçambique, em Maio de 1947, depois de uma viajem de 34 dias a bordo do navio Niassa. A recebê-lo estava o missionário Austin Chawner e a sua esposa e um grupo de cerca de 30 crentes europeus.

 Ali começou a colaborar na Igreja para Europeus recentemente formada, juntamente com Joaquim do Cerro Guerreiro que tinha viajado no mesmo barco com ele. Para além de Lourenço Marques, esteve um tempo na cidade da Beira, tendo regressado a Lourenço Marques, assumindo aí a responsabilidade da Assembleia de Deus portuguesa. No ano de 1952 contraiu matrimónio com Maria dos Santos, na cidade de Lagos, de quem viria a ter um filho.

Em 1953 foi consagrado presbítero. Para além da responsabilidade que tinha na igreja portuguesa, apoiou espiritualmente a Igreja sediada na cidade de Salisbury, na Rodésia. Permaneceu em Moçambique até ao ano de 1974, indo depois para a África do Sul de onde regressou novamente a Portugal. Colaborou ainda em dois lares de terceira idade.

Presentemente o Pastor Pina e a sua esposa Maria dos Santos residem em Portimão, no Algarve, tendo passado à reforma no ano de 1989. O seu contacto por telefone é o seguinte: 282 415 408.

Espaço Lusofonia



Direcção Nacional de Missões © 2018 | Workmove