Tributos

Pastor Alfredo Machado

Alfredo Machado (1914 – 2013)

Na altura em que foi editado o livro “Movidos pelo Espírito”, Alfredo Machado era o único dos pastores, dos primeiros 25 anos do Movimento das Assembleias de Deus em Portugal, ainda vivo. Partiu para o Senhor no dia 24 de Junho de 2013, com a idade de 98 anos.

Natural de Lagos, nasceu a 23 de Agosto de 1914, entregando a sua vida ao Senhor em Agosto de 1933, na Assembleia de Deus dessa cidade, sendo baptizado um ano depois, no dia 24 de Julho. Não obstante o arcaboiço espiritual que possuía e a determinação que sempre caracterizou o seu ministério, começou simples, a ajudar o pastor local logo após a sua conversão, ajuda que seria igualmente prestada ao Pastor Jack Hardstedt, enquanto cumpria o serviço militar em Lisboa.

Do seu casamento com Isabel Canelas, a 24 de Julho de 1938, nasceram seis filhos, a saber: Sara, Samuel, Daniel, Rute, Lídia e Isabel. Casou-se, em segundas núpcias, com Celeste Pereira.

África haveria de fazer parte do seu percurso no ministério, nomeadamente Lourenço Marques, em Moçambique, e também Africa do Sul, entre 1969 e 1976, sendo que a sua incursão neste continente seria pela primeira vez em São Tomé e Príncipe onde servia, como missionário, o pastor Costa. Esteve em Luanda, Angola, na companhia dos Pastores António Barata e José Lourenço, tendo-se encontrado com o pastor Reganha Pereira na Gabela.

Como professor das Escrituras, haveria de dedicar uma parte significativa dos seus anos ao ensino, particularmente no Instituto Bíblico de Portugal, em Fanhões, entre 1976 e 2002, tendo leccionado ao lado de diversos professores, como é o caso de Jorge Pinheiro, que prefaciou o livro “Não Desistas”, uma das várias obras que escreveu, para além de centenas de artigos em revistas evangélicas, nomeadamente na revista Novas de Alegria.

Ultimamente residia na zona de Algés, distrito de Lisboa, onde frequentava a igreja local.

 

 

 

Espaço Lusofonia



Direcção Nacional de Missões © 2018 | Workmove